Uma das maiores tendências da era exponencial é que haja a democratização, ou seja, o livre e indiscriminado acesso aos serviços que foram digitalizados.

Existe um abismo entre a velocidade de evolução e adaptação das tecnologias frente a capacidade dos governos e órgãos competentes de se atualizarem e reagirem aos novos cenários criados pelo avanço tecnológico. Este abismo foi o que criou a regulamentação dos apps de transporte no Brasil, que por enquanto não deu em nada, e é o mesmo que está levando a cidade de Paris a aplicar uma multa milionária de 12 milhões de euros na plataforma Airbnb.

O governo sempre foi uma fonte de renda expressiva para as atividades de Lobby, a digitalização do serviço elimina este intermediador entre instituições governamentais e empresas de capital privado. Ações como a realizada aqui no Brasil nos apps de transporte, em Nova York com a regulamentação do bitcoin ou em Paris com regulamentação do número de dias que um cidadão pode disponibilizar a sua residência para aluguel no Airbnb são sinais muito claros de como o governo eleito pela democracia está atrasando a democratização.

4 View

Leave a Comment