Sabe qual a diferença entre a organização social da humanidade e a de um formigueiro? Nenhuma!

Na escala de uma cidade inteira, os seres humanos são como formigas, correndo para lá e para cá, tomando decisões em pequena escala, sem um pensamento sobre as consequências cívicas. Sob essa ótica podemos dizer que a estrutura social da humanidade é um sistema emergente.

Sistema emergente???

É um sistema auto-organizado, onde não há um líder que dite regras. A emergência funciona de acordo com a hierarquia bottom-up (“de baixo pra cima”), decisões individuais das pessoas acabam gerando padrões de comportamento que ensinam o sistema a se organizar.

A biologia é o sistema emergente original, um fato que é tão auto-evidente quanto é difícil para nós percebermos intuitivamente. Acreditávamos que uma colônia de formiga obedecia as ordens de sua rainha. Inscrevemos este mal entendido básico em nossas organizações sociais, cada tribo com o seu próprio líder, cada empresa com seu CEO. Recentemente descobrimos que a rainha não tem mais ingerência na colônia do que o seu operário mais humilde. Ao contrário da crença reinante por séculos, não existe uma autoridade central.

Imagina se nossas instituições e governos seguissem esta realidade?

14 View

Leave a Comment