
Descobri o poker há quase 20 anos, tinha acabado de entrar na universidade, me apaixonei perdidamente pelo jogo e sempre que possível encontro uma oportunidade, seja online ou presencial, para jogar.
Após todos estes anos jogando, jamais imaginaria que poderia utilizar conhecimentos adquiridos com a prática do poker na minha vida profissional. Há 2 anos comecei a empreender e no início era quase impossível parar de fazer analogia do mercado com um torneio de poker.
Foi no meio do livro Satisfação Garantida do Tony Hsieh, CEO e fundador da Zappos, que simplesmente me encontrei. A maioria das lições descritas abaixo aprendi jogando (e empreendendo), mas confesso que não conseguiria descrever tão bem a analogia entre o poker e os negócios como o Tony descreve em seu livro.
AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MERCADO

- A escolha da mesa é decisão mais importante que se pode tomar.
- É bom mudar de mesa se você descobrir que está muito difícil de ganhar na sua mesa.
- Se houver muitos competidores (alguns irracionais ou inexperientes), mesmo se você for o melhor é muito difícil ganhar.
FINANÇAS

- Aquele que nunca perde uma jogada não é o que ganha mais dinheiro a longo prazo.
- Certifique-se que o seu “cacife” é grande o suficiente para o jogo que está fazendo e para os riscos que está correndo.
- Você ganhará ou perderá rodadas individuais mas o que importa é o pensamento de longo prazo e foco no torneio que você está jogando.
ESTRATÉGIA

- Não entre em jogadas que você não entenda, mesmo se ver muitas pessoas ganhando dinheiro com elas.
- Calcule o jogo quando as apostas não são altas.
- Diferencie-se faça o contrário que o resto da mesa está fazendo
- Ajuste o seu estilo de jogar durante toda a noite o jogo é extremamente dinâmico. Seja flexível.
- Esperança não é um bom plano
- Saiba a hora de sair
Como reflexão final, lembre-se sempre de uma coisa.
Só porque você ganhou uma rodada não significa que é bom e que não tem mais nada aprender. Você pode apenas ter tido sorte.
Tony Hsieh