INOVAÇÃO POR ACIDENTE?

Você sabe qual é semelhança entre o chocolate e a borracha? Ambas invenções foram criadas por “acidente”!

O processo de vulcanização da borracha foi um “descuido” cometido pelo norte americano Charles Goodyear que deixou cair enxofre em um tacho contendo borracha quente.

O chocolate foi um “mero esquecimento” do suíço Rodolphe Lindt que saiu da fábrica e deixou os equipamentos de cozinhar a manteiga de cacau ligados durante um final de semana inteiro, o que originou o processo de conchagem, crucial para garantir o sabor e textura dos chocolates que comemos hoje em dia.

Bem… se você espera acordar em uma bela manhã e realizar uma inovação desta magnitude, por “mero acidente”, na cozinha da sua casa, é melhor você já ir tirando o cavalinho da chuva. A grande verdade é que ambos os inventores já trabalhavam há anos na busca da melhoria e otimização dos seus respectivos processos. A medida que as suas pesquisas evoluíam, as iterações se aproximavam cada vez mais do produto final, ou seja, ambas as criações foram 95% P&D e 5% acidente, que só foi possível graças a intensa dedicação destes inventores aos seus processos.

Agradeço a Bruna Tatiane Cano pelo compartilhamento da história do chocolate, um dos insight para este post.

LinkedIn
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Fale direto com especialista.