No final da década de 90, Fred DeLucca, fundador e CEO da rede de restaurantes Subway, colocou impresso nos guardanapos de todos os estabelecimentos da rede a sua meta de crescimento: “Alcançar 10 mil lojas até 2001”.
Analisando o impacto desta ação, em todos os níveis do negócio, não fazia o menor sentido. Na época, este número era muito distante da realidade. Para os consumidores o plano era completamente indiferente e os franqueados estavam profundamente preocupados com a concorrência associada a uma meta como esta.
O posicionamento de Fred DeLucca quando perguntado a respeito disso foi o seguinte: “Se colocar minhas metas por escrito e torná-las conhecidas pelo mundo, estarei comprometido em alcançá-las”.
Ele não apenas alcançou como a superou. No final de 2010, o Subway tornou-se a maior cadeia de “fast food” do mundo, presentes em 98 países, com 33.749 restaurantes, 1.012 a mais do que o McDonald’s.
Moral da história: COMPROMISSOS POR ESCRITO E PUBLICAMENTE DIVULGADOS PODEM SER USADOS NÃO APENAS PARA INFLUENCIAR OUTRAS PESSOAS, MAS PARA INFLUENCIAR A NÓS MESMOS.
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